O blog que você precisa para aprender Marketing e Vendas

5 passos práticos sobre como fazer seu primeiro anúncio no Facebook

Com esses 5 passos você vai aprender a fazer uma estratégia para seus anúncios, a campanha ideal para sua estratégia e como fazer um criativo que converte.

Fellipe M.
Sócio-fundador
Publicado dia 02/06/2022 - 09:36

Você quer receber nossos conteúdos na sua caixa de email?

Se inscreva no formulário abaixo que vamos te enviar nossos conteúdos semanais para você sempre ficar por dentro!


    5 passos práticos para você fazer seu primeiro anúncio no Facebook Ads​

    Com esses 5 passos você vai aprender a fazer uma estratégia para seus anúncios, a campanha ideal para sua estratégia e como fazer um criativo que converte.

    Fellipe M.
    Sócio-fundador
    Publicado dia 02/06/2022 - 09:36

    5 passos práticos para você fazer seu primeiro anúncio no Facebook Ads​

    Com esses 5 passos você vai aprender a fazer uma estratégia para seus anúncios, a campanha ideal para sua estratégia e como fazer um criativo que converte.

    Fellipe M.
    Sócio-fundador
    Publicado dia 02/06/2022 - 09:36

    O que é Facebook Ads?

    Provavelmente você já ouviu sobre Gestão de Tráfego, anúncios em redes sociais, Google Ads e assuntos relacionados. Como o próprio nome já diz, “Ads” significa anúncios em inglês, ou seja, essa é uma plataforma onde você faz anúncios dentro do Facebook. Isso não quer dizer que está somente ligado a rede social, você poderá fazer anúncios em todas as plataformas da empresa Meta, seja Instagram, Facebook, Messenger ou Audience Network.

    O Facebook Ads tem como foco principal o modo de diversão e distração da audiência para gerar interesse pelo produto/serviço anunciado. Então seu objetivo é gerar curiosidade e chamar a atenção do público para poder vender seus produtos em escala dentro da plataforma. Outras plataformas de anúncios, como o Google Ads, utiliza momentos mais “racionais” da audiência para anunciar, já que o usuário está pesquisando sobre o tema anunciado naquele momento.

    Sabendo disso, podemos começar a criar nossa estratégia de anúncios. Mas antes, precisamos criar uma conta na plataforma.

    Passo 01 - Crie sua conta

    Entre no site business.facebook.com e clique no botão de criar uma conta. O processo será mais ágil caso você já tenha uma conta do Facebook, caso você ainda não tenha, crie uma conta no Facebook.

    Depois de ter conectado sua conta do Facebook, crie seu Gerenciador de Negócios na plataforma. Coloque um nome fictício para o nome da sua conta ou, caso você tenha uma empresa com CNPJ, coloque o nome real (Não importa o que você vai colocar agora, você poderá alterar posteriormente). Escreva o nome de Administrador do Gerenciador de Negócios e adicione um e-mail que você tenha acesso (você precisará confirmar o e-mail, então certifique-se que tenha acesso).

    O Facebook está em constante atualização, ou seja, alguma interface pode ter mudado inesperadamente, mas procure pelos nomes que estou falando aqui pois não mudam.

    Após esse processo, você se deparará com a página inicial do seu Gerenciador de Negócios. Para criar sua primeira campanha publicitária, você deverá entrar nas configurações do seu Gerenciador, adicionar sua página, Instagram e criar sua primeira conta de anúncios.

    Entre na sessão de contas e adicione sua fan page caso exista, se não, crie uma nova. Sem uma fan page é impossível anunciar já que o Facebook não permite. Além disso, adicione sua conta de Instaram e entre na sessão “Contas de anúncios” e crie uma.

    Escolha um nome para sua conta de anúncios e escolha o fuso horário da sua cidade. Um ponto extremamente importante é você alterar a moeda de cobrança da sua conta. Se você quer pagar em Reais, escolha “BRL”.

    Após criar sua conta de anúncios você deve autorizar algum administrador para modificá-la. Siga o passo a passo da plataforma que você irá entender tudo. O próximo passo é adicionar a forma de pagamento na conta de anúncio. Pode ficar tranquilo que não terá nenhuma cobrança ainda, isso é para o Facebook liberar seus anúncios posteriormente.

    Importante: Nunca coloque o método de pagamento no seu gerenciador de negócio, coloque somente na conta de anúncio. Isso é importante para sua contingência de anúncios.

    Após seguir todo esse passo a passo, você já terá sua conta configurada para fazer seu primeiro anúncio.

    Passo 02 - Faça uma estratégia

    Qual o seu produto/serviço você deseja anunciar? Qual o seu objetivo com os anúncios? Você deseja alcançar o maior número de pessoas para mostrar seu produto/serviço? Levar o público para seu site? Aumentar o engajamento do seu perfil ou de alguma postagem? Receber mensagens iniciais do seu público? Vender seu produto/serviço? Gerar leads para sua estratégia de vendas?

    Essas são as perguntas que você deve responder antes de começar a anunciar no Facebook Ads. Além disso, é de suma importância você criar seu primeiro funil de vendas para que seu investimento em mídia seja aproveitado da melhor forma.

    Vamos supor que seu objetivo é fazer uma campanha para vender mais smartwatchs da sua loja de aparelhos eletrônicos. Então você quer levar o seu público para sua página, onde irão finalizar a compra.

    Passo 03 - Escolha o objetivo da sua campanha

    Escolher o objetivo da sua campanha de anúncios é o principal ponto a se atentar. Se você fizer a escolha errada, provavelmente não irá atingir o resultado esperado, ou seja, estará jogando seu investimento em anúncios fora.

    Entenda para que serve cada objetivo:

    Reconhecimento de marca e alcance: são campanhas focadas em branding. Você gastará um valor muito baixo em CPM (custo por mil visualizações) e mostrará seu anúncios para muitas pessoas. Isso não quer dizer que você deve escolher para vender com um valor mais baixo em anúncios pois o público é variado, não necessariamente o Facebook irá entregar para um público mais propenso a se tornar comprador.

    Tráfego: seu objetivo principal é levar o público da rede social para outro lugar, seja sua página ou outro meio de comunicação. Isso quer dizer que você está buscando um público que é mais provável clicar em seu anúncio e ir para sua página. Para nossa estratégia, esse tipo de campanha pode ser mais atrativo do que o objetivo citado anterior pois estaremos buscando um público mais quente, mas isso não quer dizer comprador ainda. O objetivo de tráfego também pode buscar muitas pessoas que só entram na página, olham e não faz nenhum tipo de ação.

    Engajamento: como o próprio nome já diz, é uma campanha focada em gerar engajamento para uma publicação, para sua página do Facebook ou para seu perfil do Instagram. Já pensou em ter milhares de curtidas em seus posts? É possível utilizando esse objetivo de campanha.

    Instalação de aplicativo: Esse também é bem fácil de decifrar pelo nome, você estará fazendo anúncios com o fim de instalar algum aplicativo. Extremamente útil para startups de aplicativos.

    Visualização de vídeo: Esse objetivo de campanha é um pouquinho mais complicado de se usar, mas que irá te ajudar muito em certas estratégias. O algoritmo irá procurar pessoas mais propensas a visualizar o seu vídeo anunciado por completo. Então, em uma estratégia de lançamento e distribuição de conteúdo, você pode selecionar o público que visualizou pelo menos 75% do seu vídeo (público possivelmente mais interessado) e fazer um anúncio de captação específico para eles.

    Geração de cadastros: Se sua estratégia é captar leads, esse pode ser um excelente objetivo de campanhas. Você receberá métricas como CPL (Custo por lead) que irá te ajudar nas otimizações.

    Mensagens: Você deseja receber mensagens do seu público-alvo para poder converte-los individualmente? Se você ainda não tem um site ou seu produto tem um ticket (valor do produto) muito alto, esse é um objetivo satisfatório para sua estratégia. Mas caso você queira receber mensagens no seu WhatsApp, existe uma maneira melhor para seu fazer isso, caso queira saber, clique aqui:

    Conversões: Nos primeiros objetivos citados nessa página, falei que não são os mais precisos quando tratamos de gerar vendas. Contudo, o objetivo de conversão serve justamente para você que deseja achar o público que mais se interessa no seu produto/serviço e está mais propenso a realizar uma compra.

    Venda do catálogo: Você possui uma empresa com produtos variados? Você possui um catálogo de produtos? Você pode utilizar os anúncios para vender todos eles como grandes E-commerces fazem, de uma forma mais ágil.

    Tráfego para estabelecimento: Você pode utilizar o Facebook para aumentar o tráfego de pessoas em suas lojas físicas e impulsionar as vendas nelas. É necessário adicionar a localização do estabelecimento para que o Facebook te entregue métricas do custo pelo resultado (cliente indo até a loja).

    Vamos voltar para nosso exemplo: Nós queremos gerar vendas de smartwatchs, ou seja, devemos escolher o objetivo de conversões e adicionar o nosso site no anúncio.

    Qual a diferença entre Campanha, Conjunto de anúncio e anúncio?

    Imagine 3 caixas, uma dentro de outra. A caixa maior vamos chamar de A, a média vamos chamar de B e a pequena, C. Além disso, elas irão representar, respectivamente, a Campanha, Conjunto de anúncio e anúncio.

    Com essa representação, podemos entender que os conjuntos de anúncios ficam dentro das campanhas e os anúncios dentro dos conjuntos de anúncios. Mas para o que serve cada um?

    Campanha - Caixa A: Como citado no Passo 03, você irá colocar o objetivo que você deseja para seus anúncios.

    Conjunto de anúncio (Adset) - Caixa B: Após decidir seu objetivo de campanha, você deve selecionar o seu público-alvo (para quem seus anúncios irão aparecer), seu posicionamento (onde seus anúncios irão aparecer - feed, stories, somente Instagram, somente no Facebook...) e sua verba para os anúncios se estiver utilizando ABO.

    Anúncios - Caixa C: Chegou o momento de fazer seu criativo, ou seja, seu anúncio. Escrever o texto que irá aparecer, a imagem, vídeo ou carrossel, a página que irá anunciar, seu CTA (Call to Action - Chamada para ação, botão que aparecerá no anúncio), colocar o link do seu site e decidir como irá fazer o rastreamento de suas conversões.

    Diante disso, é possível entender que em cada caixa você deve fazer escolhas e poderá fazer variações e testes de diferentes anúncios para saber qual performa melhor.

    Passo 04 - Ache seu público-alvo

    Chegou o momento de modificar seu Conjunto de Anúncios. Primeiro selecione o seu orçamento. Você deseja utilizar um valor diário ou um orçamento total? Aconselho utilizar um valor diário para te ajudar quando for fazer suas otimizações de anúncios. Vamos supor que você queira mais pessoas entrando no seu site, você pode aumentar o valor do seu orçamento para que o Facebook alcance mais pessoas. Ao contrário, se você quer utilizar somente uma verba predefinida para impulsionar sua publicação, você poderá utilizar a opção de orçamento total. Ademais, você poderá selecionar um prazo para a desativação automática dos seus anúncios caso deseje.

    Dentro da sessão de públicos, podemos selecionar os dados demográficos desejados. Dentre eles, estão disponíveis: localização, faixa etária e gênero. Também podemos selecionar um direcionamento detalhado a nossa audiência, ou seja, selecionar um interesse que nosso público-alvo possua ou excluir um determinado público de nossos anúncios.

    No nosso caso, vamos selecionar o interesse de “Relógio inteligente” e os dados demográficos:

    Faixa etária: 25-45 anos Gênero: Todos Localização: Brasil (vamos vender para todo o Brasil)

    Vamos desativar a opção “Alcance pessoas além das suas seleções de direcionamento detalhado quando houver probabilidade de melhorar o desempenho” pois queremos somente o público que determinamos acima.

    Na sessão de posicionamento, vamos selecionar em quais formatos queremos nosso anúncio. Para nosso exepmlo, vamos fazer um criativo para stories no Instagram, então vamos selecionar “Posicionamentos manuais” e deixar ativo somente os stories do Instagram.

    Passo 05 - Faça seu criativo

    Na sessão de anúncio você deve começar selecionando a página que você deseja veicular o criativo. Em nosso caso, vamos adicionar a página e o Instagram da loja que estamos querendo vender os relógios inteligentes.

    Agora vamos começar a criar nosso primeiro criativo. Na sessão de configurações do anúncio, você deve selecionar “criar anúncio” para criar um totalmente novo. Caso você queira anunciar algo que já esteja postado em sua página ou Instagram, deve selecionar “usar publicação existente”.

    Lembre-se: Caso você selecione a opção de criar um novo anúncio, o criativo não precisa estar postado no seu Instagram ou na sua página e depois de ativar o anúncio, ele não será postado no seu perfil.

    Nós vamos utilizar um vídeo do produto, ou seja, o formato será “Imagem ou vídeo único” e vamos selecionar o nosso vídeo na sessão de “Criativo do anúncio”.

    Vamos escrever um texto principal para o nosso anúncio e um título. Como o nosso anúncio é para stories, não será necessário, porém, caso você queira fazer para outros posicionamentos, deverá escrever para aumentar sua conversão.

    Vamos utilizar o botão de “Saiba Mais”, então na sessão de “Chamada para Ação” não vamos modificar. Porém existem diversos tipos de botões e você pode selecionar o que mais irá te atender na sua estratégia.

    Abaixando um pouco a página, podemos ver a sessão “Destino”. Vamos colocar o URL do nosso site que desejamos vender nossos smartwatchs.

    Caso esteja fazendo anúncios para países diferentes, então faça uma tradução na sessão “Idiomas” para que seus anúncios possa alcançar mais pessoas.

    No “Rastreamento”, vamos utilizar nosso Pixel do Facebook em “eventos do site”. O pixel do Facebook, um pequeno pedaço de código inserido no HTML do site, serve para o Facebook saber quando acontecer uma venda e, com sua inteligência artificial, procurar pessoas como seus compradores e anunciar para eles. (Caso você não saiba o que é o Pixel do Facebook, não se preocupe, separamos esse conteúdo para te ajudar: O que é o pixel do Facebook Ads?)

    Estamos colocando um Pixel nessa campanha pois queremos saber quantas vendas de relógios estão tendo e quanto estamos gastando para cada conversão dentro do Facebook. Mas se sua estratégia é levar o lead diretamente para o WhatsApp, sem passar por qualquer outra página, não é necessário selecionar um Pixel. Como citei, são variáveis que dependerão da sua estratégia.

    Após fazer todo esse processo, você poderá ver uma prévia do seu anúncio antes de ir para o ar. É só você selecionar a opção no canto superior direito da página.

    Prontinho! Sua primeira campanha de anúncios está pronta para vender! Agora é só clicar no botão de publicar e esperar o Facebook analisar seu criativo para ver se não está infringindo nenhuma política da plataforma. (Caso você queira aprender a fazer um criativo que converte muito: 7 dicas para fazer um criativo converter 3x mais em 2022)

    Obrigado por ter acompanhado nosso processo de criação de um anúncio até aqui. Leia esse conteúdo com muita atenção novamente para nenhuma dica passar despercebida.

    Esse processo é muito longo e você quer que profissionais em gestão de tráfego cuide disso para você? Preencha o formulário abaixo que podemos te ajudar!

    Faça uma consultoria gratuita com um especialista da Growbe
    Preencha o formulário e descubra se sua empresa se qualifica para escalarmos com nossas estratégias validadas.

      Leia também...

      Inscreva-se em nossa newletter

      E receba por email nossos conteúdos sobre Marketing Digital

        Inscreva-se em nossa newletter
        E receba por email nossos conteúdos sobre Marketing Digital

          O blog que você precisa para aprender Marketing e Vendas